Amor Ilimitado - A dor de amar demais.

domingo, 9 de dezembro de 2007

Santana de Parnaíba apresenta suas tradições culturais.


Mais uma vez, o município de Santana de Parnaíba foi destaque no projeto Revelando São Paulo, que é organizado, anualmente, pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Associação Abaçaí Cultura e Arte, com o intuito de apresentar as manifestações culturais e artísticas de diversas cidades paulistas. Este ano, o evento, que foi realizado pela 11ª vez consecutiva, contou com a participação de 186 municípios do Estado. E Santana de Parnaíba foi destaque com as tradições dos bonecões e cabeções, samba de bumbo, marchinhas de carnaval, artesanato e culinária.
No sábado (15/09), Santana de Parnaíba marcou presença em mais um Festival de Bonecos de Ruas e Cabeções. O encontro congregou grupos de diversas cidades do Estado de São Paulo em um grande e animado cortejo, que partiu da Esplanada do Memorial da América Latina com destino à arena do Parque da Água Branca. E Santana de Parnaíba marcou presença com um dos mais tradicionais e folclóricos grupos da cidade, o “Grito da Noite”, famoso por seus cabeções e a batida forte do samba de bumbo. O grupo foi representado por jovens integrantes da Fundação Esportiva Educacional Pró-Criança e Adolescente (Eprocad).
No mesmo dia, a cidade integrou, pela primeira vez, a “Noite dos Tambores”, encontro realizado na arena do Parque da Água Branca que reuniu grupos de samba de bumbo de diversos lugares. Na ocasião, Santana de Parnaíba contou com a participação do “Samba do Cururuquara”, um dos grupos mais antigos da cidade.
De acordo com um dos organizadores do evento Toninho Macedo, da Associação Abaçaí, o Revelando São Paulo tem o intuito principal de mostrar para a população a cultura viva e as diversas faces de manifestações culturais do Estado. “Santana de Parnaíba está de parabéns, é o único reduto no País que mantém a tradição da criação dos cabeções”, elogia Toninho.
Já o diretor de turismo de Santana de Parnaíba Miguel Villar acredita que o Revelando São Paulo cresceu bastante, desde quando foi criado. Ele ainda considera o evento um agente excelente para a divulgação da cultura local. “Pela cidade ser histórica e uma das mais próximas de São Paulo, acabamos vendo e sentindo de perto a repercussão do evento. Muitos que passam pelo nosso estande acabam visitando a nossa cidade depois. Isso é muito positivo, pois conseguimos cumprir um dos nossos objetivos”, disse Miguel Villar.

Outras participações
Durante os nove dias de realização do Revelando São Paulo, foram desenvolvidas diversas apresentações culturais. E Santana de Parnaíba participou de várias delas, como por exemplo, da tarde dos Seresteiros, realizada no último dia 10 de setembro, quando o município apresentou-se com o tradicional grupo “Alegria dos Koroas”, famoso por suas marchinhas de carnaval.
Além dos festivais culturais, a cidade participou das feiras de artesanato e culinária, expostos em estandes durante todos os dias de evento. No local, os visitantes que passaram por ele tiveram a oportunidade de conhecer e até de adquirir diversos artigos de Santana de Parnaíba, como colchas de retalho, artesanato em madeira e trabalhos com papel sobreposto. Já no estande de culinária, as pessoas puderam degustar picadinho de mandioca, feijão gordo, arroz carreteiro e outras especialidades do município.
Quem ficou admirado com os trabalhos expostos e comercializados no estande de artesanato de Santana de Parnaíba foi o professor de história Martinho Rodrigues Cecílio, de 60 anos, morador do bairro Vila Maria, em São Paulo. “Achei muito bonitos os artigos apresentados aqui. Pelo que dá para perceber, Santana de Parnaíba possui uma cultura bastante enraizada. É uma cidade antiga, mas ao mesmo tempo, bastante moderna”, disse Cecílio.


Texto: Maíra Hirose – Mtb 42.244
Crédito: Sávio Barletta


- PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SANTANA DE PARNAÍBA - SECOM
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Nenhum comentário: